quarta-feira, 21 de abril de 2010

Liderança ( Mensagem ministrada na Reunião de Obreiro do Norte no Porto 31.10.2009)


Liderança ( Mensagem ministrada na Reunião de Obreiro do Norte no Porto 31.10.2009)

A verdadeira liderança  
Conhecendo os evangelhos e observando o início do livro dos Actos dos Apóstolos com facilidade entendemos que Pedro, destacou-se como um dos líderes mais proeminentes do grupo dos apóstolos do Senhor Jesus a sua liderança não foi forçada mas natural o que Pedro fazia os demais também faziam onde Pedro ia os outros também iam, etc. Os erros que ele cometeu, surgiram da sua personalidade fogosa, também foram alguns, mas mesmo assim sua influência e liderança foi incomparável. Na sua primeira epístola Pedro (5:1-7) recomenda enfaticamente aos líderes das igrejas, que elas possam ser alimentadas e cuidadas convenientemente (v.2) Apascentai o rebanho de Deus que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto; . Alimentar e cuidar o rebanho de Deus é a responsabilidade primordial de um pastor. Nestas palavras podemos ouvir o eco do encontro que Pedro teve com o Senhor Jesus após o seu fracasso.   Essa entrevista o marcou profundamente – pois ali Pedro foi restaurado ao ministério conforme João 21:15-22 (v.17)Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo. Jesus disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas (1Pe. 1:1) Pedro escreve “aos estrangeiros dispersos”, ou como diz noutra tradução “aos expatriados da dispersão” irmãos que estavam passando por sérios problemas – perseguição relacionada com a sua fé em Jesus Cristo. Pedro diz-nos que a motivação do líder da igreja deve ter em conta o seguinte: 
O líder espiritual deve desenvolver o seu trabalho ministerial de forma voluntária e não por imposição como nos ensina no v.2. As circunstâncias daquele tempo, não eram favoráveis, havia ameaças, era muito fácil desanimar e desistir do ministério.
O ministério deve ser inspirado no Calvário. Olhando para o exemplo de Jesus Cristo um ministério Sacrificial “todavia não se faça a minha vontade, mas a tua.” Lc 22:42, Jo 15:13 - "Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a sua vida pelos seus amigos"  Pastorear nem sempre é fácil; em Ex. 4:14 diz que seacendeu a ira do Senhor contra Moisés, comentador William Barclay, diz que devemos pastorear como Deus pastoreou a Israel, um povo complicado.  
O coração de um verdadeiro pastor. O compromisso do Bom Pastor segundo João 10:12-13 é o amor. "Eu sou o bom Pastor: o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas. Mas, o mercenário, e o que não é pastor, de quem não são as ovelhas, vê vir o lobo, e deixa as ovelhas e foge; e o lobo as arrebata e dispersa. Ora o mercenário foge, porque é mercenário, e não tem cuidado das ovelhas" 2 Coríntios 12:14-15  O Pastor busca o proveito do rebanho " Eis aqui estou pronto para, pela terceira vez, ir ter convosco, e não vos serei pesado, pois que não busco o que é vosso, mas, sim, a vós; porque não devem os filhos entesourar para os pais, mas os pais para os filhos. Eu, de muito boa vontade, gastarei, e me deixarei gastar, pelas vossas almas, ainda que, amando-vos cada vez mais, seja menos amado."  
II. (5:2).  O LÍDER ESPIRITUAL NÃO SERVE, PELO DINHEIRO: Possivelmente Pedro estava pensado em judas, o qual foi vencido pelo amor ao dinheiro que foi a sua ruína! No entanto Paulo e o próprio Senhor Jesus  alam-nos do reconhecimento que deve ser feito aos obreiros pelo seu trabalho na seara do Mestre 1 Co. 9:1-14,  Segundo 1 Coríntios 9:14 – Mostra-nos também a responsabilidade da Igreja para com o seu Pastor "Assim ordenou, também, o Senhor, que os que anunciam o evangelho vivam do evangelho."  
Gálatas 6:6 "E o que é instruído na palavra reparta de todos os seus bens com aquele que o instrui." Muitos dizem que os obreiros devem viver pela fé, e é verdade assim como toda a igreja (crentes) devem viver pela fé. “o justo viverá pela fé” O que a Palavra de Deus deixa bem clara é que a igreja  tem a responsabilidade de cumprir o mandato de Jesus.  Lc 10:7 – “digno é o obreiro do seu salário”  O uso da palavra “direito” Aparece 5 vezes em 1 Co 9:4, 5, 6, 12a, 12b, É Ordenança de Jesus (9:14:), Paulo usa 6 argumentos para comprovar o direito da manutenção do ministério e dos seus ministros. 9:4-6: todos recebiam salário, menos Paulo e Barnabé, 9:7 Paulo dá os exemplos dos soldados, agricultores, pastor de ovelhas, 9:9-10: O princípio do A.T. sustém a justa remuneração.9:11 benefícios espirituais devem ter reconhecimento material pois os obreiros precisam de tempo para preparar o alimento espiritual. 9:13: Os Sacerdotes (levitas) do AT sempre viveram sustentados pelas tribos de Israel (era obrigatório) 9:14: Era o mandamento de Jesus (Lc. 10:7) "pois digno é o obreiro do seu salário",
Outro aspecto que Pedro apresenta 1 Pe 5:3a, é que o líder não deve ser ditador.  os ditadores, são pobres de ideias por isso matam, os ditadores, não crescem porque não aceitam outras ideias outras opiniões, +podemos dizer que os ditadores, sempre terminam mal.  A autoridade não é imposta, ela é ganha com o exemplo! O Pastor está investido de autoridade espiritual, na medida que vive o que prega.  Foi esta a grande diferença entre Jesus e os fariseus. O Pastor tem a autoridade para agir e desenvolver a visão que Deus lhe deu para a igreja do Senhor. Hebreus 13:17 "Obedecei aos vossos pastores, e sujeitai-vos a eles; porque velam pelas vossas almas, como aqueles que hão-de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil." 
Paulo falou para Timóteo sobre isso mesmo (1 Tm. 4:12). "Ninguém despreze a tua mocidade; mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza." O Pastor nunca poderá esquecer-se de quem é o dono do rebanho -  J E S U S. 
O LÍDER DEVE REVESTIR-SE “DE  HUMILDADE”, (5:5). Pois o nosso Senhor Jesus era manso e humilde de coração.
QUAL O TRABALHO PRIMORDIAL DO PASTOR NA IGREJA LOCAL ?
Muitas vezes os membros esperam do pastor que seja um faz tudo na igreja que seja o guardião do templo, ou que seja um fachineiro, Chofer, um faz tudo no bom sentido da palavra.  
A Bíblia mostra-nos que quer consagrados quer leigos  todos somos servos de Deus e é um grande privilégio cada irmão e irmã poder ser abençoado por servir ao Senhor – nas diversas áreas da igreja.  Por vezes o obreiro não tem a capacidade para cumprir todos os sonhos e esperanças dos membros da igreja, que seja um teólogo, super pregador,intelectual, que possa ser aberto e entender o contecto da sociedade que rodeia a igreja de hoje, entenda os tempos, isto para uns, que possa ser conservador, manter as tradições para outros.  Etc., etc.
Muitas das vezes embora o obreiro esteja 24h de plantão 7 dias por semana,  ele não tem tempo para cumprir a quantidade de coisas que a igreja espera que ele faça: visitação, aconselhamento, discipulado, evangelismo, etc.   Não pode a igreja pensar que ele também não tem família problemas pessoais como todas as pessoas, ou será que não é humano?
O PASTOR É EM PRIMEIRO LUGAR UM ESTUDANTE E ENSINADOR DA BÍBLIA
AT.6:2-4; "E os doze, convocando a multidão dos discípulos, disseram: Não é razoável que nós deixemos a palavra de Deus e sirvamos às mesas. Escolhei, pois, irmãos, de entre vós, sete varões de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais constituamos sobre este importante negócio.Mas nós perseveraremos na oração e no ministério da palavra." Depreendemos pois  que o estudo e o ensino da Palavra de Deus é a Actividade principal do Pastor. At 20:26-27; "Portanto, no dia de hoje, vos protesto que estou limpo do sangue de todos. Porque nunca deixei de vos anunciar todo o conselho de Deus." v.31 "durante três anos, não cessei, noite e dia, de admoestar com lágrimas a cada um de vós." 2 Tm. 2:15; "Procura apresentar-te a Deus, aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade" 2 Tm 3:16-17 "Toda a Escritura, divinamente inspirada, é proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra." O OBREIRO necessita pois de tempo para se didicar à sua tarefa principal.
Certamente que Deus vai levantar dentro da igreja irmãos e irmãs consagrados – para poderem auxiliar o Pastor no ministério da visitação, na direcção do louvor, na limpeza, obras, nos transportes, para dar-lhe mais tempo para a sua tarefa prioritária: Trazer o Pão fresco do Céu. Todo o concelho de Deus. 
O PASTOR É UM ARAUTO DO SENHOR, ele é o porta-voz do Senhor para a igreja ele é um enviado pessoal de Cristo, para actuar com a autoridade do Senhor (Lc.9:1, 2, 10) ele é um verdadeiro proclamador de Boas Novas para o mundo sem esperança. 1 Co.1:21, 23; 1 Ti. 2:7; 2 Tm.1:11) levando uma mensagem que não é sua . mas sim daquele que o envia como embaixador (2 Co. 5:20)
O PASTOR É UM ADMINISTRADOR / MORDOMO DO SENHOR - 1 Co. 4:1-2
 Ele administra a casa do Senhor, sabendo que ele não é o dono da igreja e que um dia o Senhor vai-lhe pedir contas e galardoar pela sua fidelidade ou punir pela sai infidelidade. Conforme Mt 25-14-30. O Pastor é um servo do Senhor da mesma forma que Jesus deu-nos o exemplo. No entanto tanto o Pastor como o rebanho são servos de Deus são chamados para servir em cooperação sobre a direcção do Espírito Santo.  
CONCLUSÃO: Volteemos a 1 Pe 5:7 "Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós." O líder não deve temer a responsabilidade pastoral, o Senhor o vai ajudar deverá responder ao convite do Senhor de transferir o peso das cargas espirituais e colocá-la sobre os braços do Senhor porque são mais fortes e firmes que os seus. Deus tem cuidado de ti, por tanto deixa-te de preocupar em demasia.  É necessário entender que Deus tem tudo debaixo do seu controlo, cabe pois ao servo do Senhor confiar no Senhor e Rei e príncipe dos Pastores Jesus Cristo.


  

2 comentários:

  1. Foi bom ouvir, foi bom ler e relembrar... agora a parte dificil: Praticar! Abraço

    ResponderEliminar
  2. Amigo Lamy,

    Gostei da mensagem, do teor da mesma, porém discordo da questão leigos, não acredito em leigos no Reino de Deus...também o termo seria sob a orientação do Espírito e não sobre, pois estar sobre significa que não há dependência (penso que foi um erro gráfico de tua parte). Em suma, parabéns pela mesma!

    Reginaldo

    ResponderEliminar